fbpx

5 Passos Para Mudar de Hábitos e Transformar sua Vida

Desenvolver uma mudança de hábitos em busca de uma vida mais saudável é de extrema importância para qualquer pessoa. Se deixar levar pela rotina pode parecer mais fácil, mas com o tempo só trará frustração e desapontamento.

 

Sabemos que é difícil acordar cedo todos os dias para trabalhar e só chegar em casa à noite, cansado(a), querendo apenas tomar um banho para relaxar no tempo livre, mas para adotarmos um dia a dia mais saudável, às vezes precisamos sacrificar esse “tempo livre” e transformá-lo em um tempo produtivo, em prol do nosso bem-estar.

 

Se você deseja, por exemplo, emagrecer, praticar exercícios físicos, melhorar sua qualidade de sono ou melhorar seu controle emocional, confira estes 5 passos que te ajudam a alcançar essa meta:

 

  1. ESCREVA O QUE E QUANDO

Para mudar de hábito de maneira transformadora é necessário desenvolver um plano. O primeiro passo que você deve tomar é escrever de maneira específica o que você está tentando fazer e qual é o prazo para cumprir esse objetivo.

 

  1. OBSTÁCULOS

Depois de definir qual é seu objetivo, procure identificar possíveis obstáculos que podem dificultar sua transformação.

 

  1. PLANEJAMENTO

Depois de identificar os obstáculos, monte um pequeno plano para superar cada um. Se precisar da ajuda de outras pessoas, não deixe de recorrer para quem pode te auxiliar.

 

  1. BENEFÍCIOS

Não pense apenas nas dificuldades, procure listar também os benefícios que essa mudança de hábitos irá trazer para sua vida e para as pessoas ao seu redor. Aquilo que você incluir na lista servirá de motivação.

 

  1. NÃO ESPERE

Depois de definir todos os aspectos acima é hora de entrar em ação. Não tente mudar do dia para a noite, tome um passo de cada vez. É importante que você também não espere as melhores ocasiões e circunstâncias para começar a mudar de hábito, pois elas podem nunca chegar.

 

 

A ideia central do planejamento é que cada pessoa deva assumir a responsabilidade pela sua saúde. Nesse sentido, é fundamental ter informações sobre as áreas de nutrição, atividade física, sono e controle das emoções, para que um possa tomar suas decisões.

 

Não existem fórmulas mágicas para mudar nosso estilo de vida. A adaptação à nova rotina é difícil para todos, mas existem estratégias que podem ser adotadas para minimizar as dificuldades, trazendo benefícios expressivos para quem está nesse período de mudança.

 

A nossa qualidade de saúde e de vida não dependem de exames caros, medicamentos de última geração ou de suplementos alimentares, e sim de mudanças concretas nos hábitos e comportamentos do nosso dia a dia.