fbpx

Artrose do Joelho

Etimologicamente falando, artros vem do grego “articulação”;e ose significa “desgaste”. Logo, a artrose do joelho é, então, o desgaste da maior articulação do corpo humano.

Essa é uma doença que leva à dor, inchaço e perda de mobilidade articular, trazendo a dificuldade de movimentação, com consequente perda da qualidade de vida, e é a 3ª maior causa de afastamento no Brasil, ficando atrás apenas da dor nas costas e da depressão.

O Ministério da Saúde evidenciou em uma pesquisa que 15 milhões de pessoas no país têm artrose no joelho, o que a torna uma das enfermidades que mais reduz a qualidade de vida das pessoas, segundo aorganização mundial de saúde. Mas não se desespere: você pode aprender a fortalecer o seu joelho, reduzindo as chances de ter algum problema.

5 Exercícios Para Fortalecer o seu Joelho:

  1. Agachamento

Além de ser um dos principais exercícios para fortalecer o joelho, o agachamento trabalha o quadríceps, bíceps e glúteos.

Para começar, é necessário contrair o abdômen. Ele deve ficar dessa maneira durante toda a realização da série, para manter a coluna estabilizada, a cabeça erguida, as costas retas, as pernas abertas com os pés a uma distância igual à largura dos ombros e os braços e mãos esticadas para frente.

Uma vez nessa posição, o próximo passo é descer bem devagar até dobrar os joelhos em pouco menos de 90º. Ao agachar-se, não esqueça de inspirar o ar.

  1. Adução de quadril

Para fazer esse exercício é necessário ter uma esteira ou colchonete. O praticante deve deitar-se de lado, apoiar-se com o cotovelo direito no chão, manter uma das pernas flexionadas, enquanto a outra fica estendida.

Então, a perna que foi estendida será elevada, com o pé apontando para a frente. A descida deve ser feita sem que a perna tenha contato com o chão. Depois disso, as pernas devem ter suas posições invertidas e a mesma série ser repetida.

  1. Avanço

Para executar o avanço, é necessário ficar de pé, com os membros da parte de baixo do corpo um pouco afastados e carregar um haltere em cada uma das mãos.

A etapa seguinte é inspirar o ar e dar um grande passo para frente, ao mesmo tempo em que mantém o tronco na posição ereta. Nesse momento, uma das pernas deve ser levada para frente e ser dobrada como em um ângulo de 90º e a outra ser estendida para trás, deixando a coxa na posição horizontal e a ponta dos pés encostando o chão.

Então, o próximo passo é voltar à posição inicial e repetir a série, fazendo a troca de posição das pernas.

  1. Flexão de pernas em pé

Para fazer a flexão de pernas em pé, será preciso um par de tornozeleiras. O praticante deve começar na posição em pé, com as tornozeleiras bem presas e as mãos apoiadas em uma parede.

Aí, ele deve dobrar um dos joelhos para trás, até que o calcanhar atinja a área do bumbum. Depois, basta voltar a perna trabalhada à sua posição inicial e refazer o movimento com a outra perna.

  1. Elevação de pernas

Precisamos de um par de tornozeleiras nos exercícios para fortalecer o joelho. A ordem agora é deitar-se com as costas no chão, deixar os braços estendidos ao longo do corpo, flexionar uma das pernas e apoiar o pé correspondente a ela no chão e estender a outra, com o pé apontando para o teto.

A elevação será feita com a perna estendida. Depois que ela retornar ao chão, deve ocorrer a troca de posição das pernas, para que a outra faça o movimento. 

 

Adote essas dicas e aumente a sobrevida da saúde dos seus joelhos. Viva de forma mais equilibrada e saudável!

Acompanhe mais informações sobre alimentação saudável, atividade física, sono e bem-estar, no nosso Facebook, Instagram e no nosso canal do Youtube. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário!