Cirurgia de joelho nem sempre é a melhor solução – Parte 01 de 03

Antes de qualquer procedimento cirúrgico nos joelhos, precisamos pensar e tentar opções mais simples, como perda de peso, medicamentos regeneradores da cartilagem, infiltrações com ácido hialurônico e medicações anti-inflamatórias, além de reabilitação através da fisioterapia seguida por reforço muscular em academia (quando possível).

Para quem não me conhece sou Dr Thanguy, médico Ortopedista, com mais de 20 anos de atuação na área ortopédica.

Muitos dos procedimentos pelos quais as pessoas passam para combater a dor crônica do joelho, na esperança de evitar a cirurgia, têm pouca ou nenhuma evidência de eficácia.

Em um trabalho que revisou sistematicamente 12 testes bem elaborados e 13 estudos observacionais, concluiu que a cirurgia artroscópica para artrite degenerativa do joelho e do menisco não resultou no alívio da dor crônica nem na melhora das funções. Três meses após o procedimento, menos de 15% dos pacientes sentiram, na melhor das hipóteses, “uma pequena melhora na dor e na movimentação”, efeitos que desapareceram completamente no espaço de um ano.

Como acontece com todos os procedimentos invasivos, a cirurgia não está isenta de riscos. Além disso, o estudo acrescentou: “A maioria dos pacientes experimentará uma boa melhora na dor e no funcionamento sem a artroscopia”.

A cirurgia artroscópica é importante em muitos casos, mas não tem indicação para todos os casos de dores no joelho. A cirurgia artroscópica pode às vezes ser útil, por exemplo para pessoas com lesões traumáticas dos ligamentos e atletas com lesões esportivas.

Esse mesmo estudo observou que aproximadamente 25% das pessoas com mais de 50 anos apresentam dor no joelho causada por algum desgaste, número que aumenta com a idade.

AGENDE SUA CONSULTA FALE COMIGO

Siga minhas Redes Sociais:
https://www.instagram.com/drthanguy/
https://www.facebook.com/DrThanguyFrico/

Dr. Thanguy Friço
⚕ Ortopedista e Cirurgião Coluna
🎯Professor UVV Pós Graduação
🔮 Programa Lifestyle
Tel 995000303 ou 30727421
📞Agendamento de Consulta no link: bit.ly/2A9PFut