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Dicas que vão transformar sua insônia em sono reparador

A saúde não é só a ausência de doença. É o bem-estar físico, psíquico e mental da pessoa. E o sono faz parte desses elementos. No programa que eu lancei, o LifeStyle, eu trato o sono como um dos quatro elos para uma vida saudável.

Eu sou ortopedista, faço cirurgia da coluna, mas sempre tento ver o paciente de forma integral. Às vezes, encontro pacientes com dores articulares, dores musculares, pacientes com fibromialgia, por exemplo, com problema de fadiga, de sono. E percebo que são vários os fatores que levam a essas dores musculares.

SONO É REPARADOR

O sono é muito importante, tanto que um terço da nossa vida nós passamos dormindo. Só que cada vez mais dormimos menos. Estamos viciados em serviço e dormir tornou-se meio que sinônimo para preguiçoso.

Durante o nosso curso “Planejamento da Saúde”, que faz parte do Programa LifeStyle, eu vou apresentar para você as fases do sono e as características de cada uma delas.

Você vai descobrir como é importante dormir profundamente. Também vai entender de que forma os hormônios podem interferir na qualidade do seu sono.

Durante o nosso planejamento você vai entender como alguns hábitos e alimentos interferem na qualidade do seu sono.

O sono precisa ser uma prioridade na nossa vida.

Outra dica. Colchão e travesseiros também precisam ser adequados para uma noite de sono melhor.

E qual é a quantidade ideal de horas de sono, você pode estar se perguntando. Essa necessidade de horas de sono não é igual para todas as pessoas, mas o mínimo seria em torno de 5 a 6 horas e o máximo entre 9 e 10 horas, por noite.

E como saber o que é melhor para você? A pessoa que tem insônia geralmente tem sonolência durante o dia, apatia, se sente mais cansada, mais irritada. A pessoa que dorme mal tem chance maior de ter depressão, de desenvolver dores na musculatura. O sono é reparaDOR.