Medicações protetoras das cartilagens – Parte 02 de 03

Atualmente, já estão disponíveis no mercado inúmeras substâncias que se propõem a diminuir a inflamação e as dores nos joelhos através da melhor nutrição da cartilagem, sendo chamadas de condroprotetoras.

Dentre essas substâncias de uso oral temos o Sulfato de Glicosamina e o Sulfato de Condroitina, os Peptideos de colágeno, o colágeno não hidrolisado chamado UCII e o extrato insaponificado do abacate. Temos que lembrar que o uso dessas substancias provocam uma diminuição da dor e melhora do movimento a longo prazo, ou seja após o 3º mês de uso.

Uma das intervenções mais preconizadas atualmente incluem injeções de ácido hialurônico no joelho. Elas podem reduzir a inflamação dolorosa, melhorar o grau de mobilidade e com isso melhorar a capacidade de realizar atividades diárias, exercícios físicos e com isso melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Uma das alternativas de tratamento que se espera muito é o PRP (Plasma Rico em Plaquetas), que faz parte do conceito da terapia biológica e foi desenvolvido pela ideia de se injetar nas lesões dos pacientes uma concentração de fatores de reparação tecidual do seu próprio sangue extraídos das plaquetas (possuem os fatores de regeneração tecidual, fatores de cicatrização e de crescimento celular). O PRP há mais de 10 anos vem sendo usado em centros ortopédicos de excelência europeus e americanos, apesar de ser considerado experimental pelo CFM, se tornou popular no Brasil nos últimos 5 anos.

Siga minhas Redes Sociais:

Dr. Thanguy Friço
⚕ Ortopedista e Cirurgião Coluna