O que é Tendinite – Parte 01 de 04

Tudo que apresenta a terminação ite em medicina, normalmente indica uma inflamação, por exemplo gastrite, inflamação do estomago, otite, inflamação do ouvido, então tendinite é a inflamação do tendão, a estrutura que une o músculo ao osso. O tendão não é tão forte quanto o osso e nem tão elástico quanto o músculo, portanto, no caso de sobrecarga, é a estrutura que, geralmente, mais sofre.

A inflamação se apresenta pela presença de dor e inchaço do tendão e pode acontecer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum no ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo.

Quais são as principais causas?

📌A falta de alongamento do músculo acaba sobrecarregando o tendão.

📌 Posturas inadequadas, por exemplo a pessoa com os ombros pra frente diminuem o espaço destinado ao deslizamento dos tendões que movimentam o ombro, causando atrito e lesão dos mesmos.

📌Movimentos repetitivos, principalmente no uso de computadores, “tablets” ou celulares, acarretam a fadiga dos tendões, quando esforçamos demais sem um repouso adequado, podem aparecer os casos de tendinite.

📌Com o passar dos anos a circulação sanguínea para o tendão fica deficiente, então a Idade do paciente é um fator de risco.

📌Estresse ocasiona contraturas musculares e fadiga prejudicando os tendões.

📌Atividades esportivas em excesso ou com técnica e material inadequados.

📌Doenças autoimunes como lúpus, artrite reumatoide, onde as células de defesa do nosso corpo reconhecem os tendões como inimigos por engano e começam a atacá-los.

A tendinite pode ser aguda, com menos de 30 dias ou, se não cuidarmos, pode se tornar um problema crônico, que normalmente é de mais difícil tratamento.

Siga minhas Redes Sociais:

Dr. Thanguy Friço
⚕ Ortopedista e Cirurgião Coluna