O que fazer em caso de dores no joelho? Parte 03 de 03

1. Em primeiro lugar, passar por um bom Ortopedista para que ele possa fazer o diagnóstico adequado do seu problema. Porém esse especialista precisa entender de tratamentos conservadores (ou seja, evitar a cirurgia logo no início do tratamento) e de reabilitação muscular. Então ele deve após te explicar o problema, traçar um planejamento de tratamento com todas as opções para o seu caso.

2. Se estiver acima do peso, emagreça. Quanto mais pesado estiver, maior será a pressão sobre os joelhos a cada passo, e mais eles serão suscetíveis à dor durante uma caminhada ou a subida de uma escada.

3. Preste atenção nas atividades que agravam a dor e tente evitar aquelas que não são essenciais, passar muito tempo sentado em um só lugar ou ficar agachado por muito tempo podem aumentar consideravelmente a dor.

4. Se a dor for persistente, tome um analgésico que não necessite de prescrição, como o paracetamol ou um AINE (anti-inflamatório não esteroide), como o ibuprofeno ou o diclofenaco, porem sempre por curto período de tempo, não devendo passar de 5 a 7 dias, mas o ideal mesmo é que todo medicamento seja prescrito e acompanhado pelo seu médico.

5. Uma das medidas mais uteis, será a reabilitação muscular e articular adequada, normalmente começamos com a fisioterapia. Essa reabilitação normalmente deve envolver 3 fases, a primeira com medidas para diminuir a inflamação da articulação, a segunda fase precisamos ganhar mobilidade, alongamento e estabilização da articulação do joelho, e a terceira fase, que é de fundamental importância, que é o ganho de força e resistência muscular de preferência acompanhado por um educador físico. Se o paciente não consegue chegar na terceira fase quase que inevitavelmente ele volta a sentir dores e todas as limitações no joelho, principalmente causados por uma instabilidade da articulação.

Depois de terminada a fase de reabilitação articular e muscular, o paciente não pode esquecer de usar os medicamentos prescritos para regenerar a cartilagem e de fazer os exercícios recomendados em casa e deve continuar a fazê-los até uma próxima reavaliação médica, para que seus benefícios não se percam.

AGENDE SUA CONSULTA FALE COMIGO

Siga minhas Redes Sociais:
https://www.instagram.com/drthanguy/
https://www.facebook.com/DrThanguyFrico/

Dr. Thanguy Friço
⚕ Ortopedista e Cirurgião Coluna
🎯Professor UVV Pós Graduação
🔮 Programa Lifestyle
Tel 995000303 ou 30727421
📞Agendamento de Consulta no link: bit.ly/2A9PFut