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Vença os seus pensamentos negativos!!!

Raiva, tristeza, insegurança ou medo são algumas das emoções negativas que podem tomar conta da nossa mente, que chegam muitas vezes sem aviso e sem sabermos o que realmente nos causou este sentimento ruim.

Nem sempre é fácil vencer as emoções negativas, pois elas as vezes surgem de situações como discussões, excesso de preocupações, mudança de emprego, ou desilusões amorosas. Assim, para o bem-estar do corpo e da saúde mental, quando surgem emoções negativas devemos seguir as seguintes dicas:

1. Manter a calma

Para conseguir controlar e ultrapassar as suas emoções, o primeiro passo é manter sempre a calma e não desesperar e para isso deve:

· Parar o que está fazendo e respirar fundo, inspirando o ar pelo nariz em 1,2,3,4 e soltando pela boca lentamente, em 1,2,3,4;

· Tentar descontrair, mexendo o corpo, balançando os braços e as pernas e alongando o pescoço para a direita e para a esquerda.

· Ir apanhar um pouco de ar fresco e tentar relaxar, contando de 60 até 0, de forma lenta e gradual, olhando para cima se possível. Isso ajuda a relaxar o cérebro.

2. Identificar o Motivo

Identificar a razão do sentimento negativo é a segunda coisa que deve tentar fazer depois de se acalmar, sendo muito importante que dedique algum tempo a pensar e refletir sobre a situação. Às vezes, desabafar com alguém sobre o que está sentindo e sobre a situação também pode ajudar, pois desta forma pode também analisar pontos de vista que não tinha considerado.

Depois de identificar o motivo que levou ao descontrole emocional, deve tentar planejar o que vai fazer daqui para a frente para evitar este tipo de descontrole, mesmo que isso implique afastar-se de alguém específico ou de alguma situação em especial.

3. Fazer uma lista de sentimentos

Dedicar tempo para construir uma lista de sentimentos é outra dica muito importante, que pode ajudar a ultrapassar uma fase de sentimentos negativos.

Para isso, basta fazer uma lista e dividi-la em duas partes, onde de um lado deve escrever uma lista dos sentimentos positivos e agradáveis que se deseja sentir, como confiança, coragem ou calma, e do outro lado deve escrever todos os sentimentos negativos que sente como medo, raiva ou angustia.

Este tipo de listas são muito uteis para ajudar a lidar e ultrapassar sentimentos, e também podem ser realizadas quando existem dúvidas sobre se uma pessoa ou situação está sendo prejudicial, funcionando neste caso como uma lista dos sentimentos positivos e negativos que são transmitidos.

4. Fazer o que gosta

Fazer atividades que gosta e dão prazer como ver um filme, dar um passeio, pintar, ouvir música ou ler um livro é outra dica que ajuda a ultrapassar os sentimentos negativos. Estes tipos de atividades ajudam a gerir e ultrapassar os sentimentos negativos, uma vez que a atenção fica focada no bem-estar e prazer que a atividade lhe traz.

Controlar as emoções nem sempre é fácil, pois é necessário gerir bem os pensamentos negativos, sendo importante também aprender a ser mais otimista e a pensar positivo.

Como pensar positivo?

Para controlar as emoções é importante focar diariamente em pensamentos positivos, procurando ser otimista e centrando-se nas soluções e não nos problemas. Assim, algumas das formas que podem ajudar a pensar positivo incluem:

· Registar diariamente os momentos positivos: ao final de cada dia deve registrar 3 momentos agradáveis que tenham acontecido, escrevendo ou fotografando, por exemplo;

· Rir e sorrir: deve-se manter o humor positivo e estável durante o dia, rindo de si e com os outros;

· Ser fiel aos seus valores: é importante registrar os valores fundamentais da vida num papel e viver seguindo-os sempre que possível;

· Conviver com pessoas importantes: deve-se manter relacionar com pessoas que provocam sentimentos agradáveis, como família ou amigos próximos;

· Planejar o dia-a-dia: para ser positivista deve planejar as rotinas do trabalho, domésticas ou de lazer, usando uma agenda, pensando sempre que vai conseguir.

· Ser cauteloso e ponderado: deve-se avaliar bem todas as situações, antecipando o que pode acontecer de positivo e de negativo;

· Ser flexível: a pessoa deve procurar adaptar-se às situações, colocando-se sempre no lugar da outra pessoa.

Estas são algumas regras que o podem ajudar a ser mais positivo, no entanto é importante relembrar que ser positivo é acima de tudo uma escolha que cada um deve fazer. Além disso, ter hábitos saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada, praticar exercício físico e dormir bem, é essencial para se se sinta bem e em equilíbrio, contribuindo também para a forma positiva e bem-estar.

Adote essas dicas e tenha uma Alta Performance em saúde, viva de forma mais equilibrada e saudável! Para continuar acompanhando informações sobre alimentação saudável, atividade física, sono e bem-estar, acompanhe nossas novidades no facebook, instagram e no nosso canal no youtube. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário!